Páginas vistas en total

16 abr. 2014

SANTA ISABEL, RAINHA DE PORTUGAL



PERO-SANZ, José Miguel. Santa Isabel, Rainha de Portugal  [Santa Isabel]. Lisboa: Aletheia. ISBN:: 978-989-622-633-6  
Santa Isabel - Rainha de Portugal
Sinopse
D. Isabel, infanta de Aragão, é conhecida na História de Portugal e de Espanha pelo seu modelo de "rainha santa", que deve viver e exercer o seu poder num contexto de profundo catolicismo, ainda que marcado por complexos problemas morais e pelas nem sempre fáceis relações entre o Papado e os reinos cristãos.
Isabel de Portugal (1270-1336) constitui, na verdade, uma das figuras peninsulares mais importantes e menos conhecidas de um fulgurante século XIII em que, entre muitos outros acontecimentos, surgem as universidades; criam-se novas ordens religiosas; dá-se início à construção de diversas catedrais ibéricas; S. Tomás de Aquino e Afonso X, o Sábio, escrevem as suas obras; e fica praticamente concluída a reconquista de Castela e, em 1249, a de Portugal.
Elaborada com base em rigorosas fontes históricas e historiográficas, esta biografia lê-se como um romance, proporcionando uma visão muito precisa de um período histórico palpitante e descrevendo a vida de uma rainha da Idade Média que se esforça por ser coerente com a sua fé num contexto pessoal e histórico tão complexo como apaixonante e decisivo.

Mais informação
http://www.euskomedia.org/aunamendi/124293

No hay comentarios:

Publicar un comentario