Páginas vistas en total

15 sept. 2014

OS ENAMORAMENTOS

MARÍAS, JAVIER. Os Enamoramentos. [Los enamoramientos]. Trad. Tamen, Pedro. Lisboa : Objectiva, 2012. ISBN: 978-989-672-146-6.

Sinopse
O novo romance de um dos mais importantes e respeitados escritores espanhóis. Com obra publicada em mais de 50 países, e mais de 6 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e distinguido com o Prémio Literário Europeu 2011.               
Os Enamoramentos foi considerado o melhor romance do ano 2011 (eleito por um painel de 57 críticos literários espanhóis).       
O autor aborda o mistério em torno de uma morte acidental para reflectir sobre o estado do "enamoramento", considerado quase universalmente como algo positivo, quase redentor, que tanto justifica as acções nobres e desinteressadas, como as maiores tragédias e catástrofes.
Críticas de imprensa
«O que interessa a Javier Marías é a narração enquanto mecanismo de incerteza, a essencial ambiguidade e obscuridade da narrativa. Vivemos em grande medida daquilo que nos contam, dos “factos” que resultam dessa “informação” e que estruturam o nosso conhecimento do mundo. Mas se esses factos forem uma maquinação? Com efeito, tudo aquilo que “sabemos” faz parte da nossa consciência, mesmo as falsidades e as ficções. […] O cepticismo de Marías, especulativo, inteligente, elegante, supõe uma teoria da ficçaõ que é uma teoria da vida.»
Pedro Mexia, Expresso.

Mais informação:
http://es.wikipedia.org/wiki/Javier_Mar%C3%ADas

No hay comentarios:

Publicar un comentario