Páginas vistas en total

18 sept. 2014

PASSAGEIROS DA NEBLINA

RICO GÓNGORA, MONSERRAT. Passageiros da Neblina. [Pasajeros de la niebla]. Trad. Figueiredo, Maria José. Lisboa: Planeta, 2009. ISBN: 978-989-657-022-4.

Sinopse:
O encontro ocorreu em Setembro de 1930, quando Aleister Crowley chegou inesperadamente a Lisboa, com o pretexto de conhecer Fernando Pessoa, com quem se correspondia há algum tempo, em torno de interesses comuns em astrologia e esoterismo. O poeta recebeu-o no Cais da Rocha do Conde de Óbidos mas pouco mais se sabe sobre o que se passou entre eles. Crowley, conhecido por muitos como a Besta 666, foi uma das figuras mais enigmáticas do seu tempo. Expulso de Itália por Mussolini, sobre ele recaíram as acusações de culto ao demónio e práticas de magia negra. Dias depois da sua chegada a Lisboa, o mágico ocultista foi a Sintra jogar uma misteriosa partida de xadrez e desapareceu nos penhascos da Boca do Inferno, deixando uma críptica nota de suicídio. Especulou-se bastante sobre o eventual envolvimento de Pessoa na suposta encenação macabra.             
A partir deste encontro, a escritora cria uma história sobre uma maldição com mais de cem anos, que atravessa gerações, onde personagens fictícias convivem com outras personalidades reais, como Charles Darwin, George Everest e o jornalista Augusto Ferreira, amigo do poeta. "Um caso de polícia intrigante, novos crimes, uma família atravessada por silêncios, loucura e amores secretos, as lutas religiosas e políticas da época, a simbologia e as práticas maçónicas", este é, diz a Planeta, o universo de "Passageiros da Neblina"...

Mais informação:
http://www.wook.pt/authors/detail/id/943064
http://www.planeta.pt/livro/passageiros-da-neblina
http://www.lecturalia.com/autor/1398/montserrat-rico-gongora

No hay comentarios:

Publicar un comentario